Docentes



Alina Portilho
Mãe do Isaque e da Mariana, é Pastora na Missão Cristã Internacional de Corroios com o seu esposo, Pr. Luciano Portilho desde 2007, e supervisiona ainda dois projectos missionários, em Odivelas e Angola, sendo a Gestora de Tesouraria da MCI desde 2004. Tendo frequentado dois anos da Licenciatura de Psicopedagogia na Universidade Moderna e o Curso de Teologia da Escola Bíblica Zoe, é docente no Centro de Formação Ministerial da MCI há vários anos, em particular no CBT (Centro Estudo Corroios) nas disciplinas de Profetas Menores e Disciplinas Espirituais.

“Dar aulas para mim, é ser um instrumento nas mãos de Deus para equipar vidas.” Pr. Alina Portilho
Ana Paula Pereira
Licenciada em Gestão de Marketing pela Escola Superior de Ciências Empresariais em Setúbal, é graduada do Curso Básico de Teologia na MCI e lecciona as disciplinas do CBT de Livros Históricos e História da Igreja desde 2011. Cursa atualmente o Bacharelato em Teologia MCI/Fatin.

Vive em Sintra e serve na MCI de Mem Martins no ministério pastoral e no ministério infantil e tem como temas de interesse psicologia, formação de pessoas, formação de líderes e teologia. Acumula juntamente com o esposo, Pr. Rodrigues Pereira as funções de Pastores Supervisores dos projectos missionários de Setúbal, São Tomé e Príncipe, Montes Claros (Brasil) e Londres (Reino Unido).

Tem como hobbies escrever, cozinhar, fazer bricolage, cinema, leitura e desporto, definindo-se como uma mulher criativa, comunicativa, alegre e dinâmica.

Um dos seus versículos favoritos é: “… eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10)

“Com o CBT temos um acompanhamento do estudo da Bíblia personalizado, onde "mergulhamos" em pormenores que por vezes nos passam despercebidos na simples leitura diária da Bíblia. O CBT ajuda-nos a enquadrar cada relato bíblico na história da humanidade, destacando exemplos e ensinamentos para o nosso dia-a-dia. É um curso básico, no entanto crucial para desenvolver o nosso potencial e aprofundarmos os nossos conhecimentos do manual que Deus nos deixou com instruções para a nossa vida.

Com o CBT tornei-me mais disciplinada no estudo da Bíblia e aprofundei os meus conhecimentos de forma simples e verdadeira.

Todas as pessoas que frequentam a igreja deveriam aproveitar esta ferramenta de aprendizagem que a MCI disponibiliza, pois só assim podemos ter filhos de Deus instruídos e dedicados a cumprir o propósito divino. A todo o tempo deveremos ter um coração ensinável! Nunca é tarde para aprender!”
Pr. Ana Pereira
Arlindo Souza Gomes
Juntamente com a esposa Pr. Eliane, Arlindo Souza é Pastor Pioneiro na Missão Cristã Internacional de Santarém, Supervisor do projecto missionário do Cartaxo e docente no CBT no Centro de Estudo de Santarém, assim como de outros cursos do Centro de Formação da MCI.
Anabela Portilho
Pastora na Missão Cristã Internacional de Caxias, e Supervisora do projecto missionário em Pêro Pinheiro juntamente com o esposo Pr. Sérgio Portilho, Anabela converteu-se ao Evangelho de Cristo aos 10 anos, tendo-se baptizado nas águas aos 14 na Assembleia de Deus.

Serva fiel a Deus, mãe dedicada do Rúben e da Marta, os quais servem como levitas também na MCI, foi secretária do Centro de Formação Ministerial da MCI durante 6 anos, o que constitui para si uma honra e privilégio.

Foi a melhor aluna da Turma do CBT de 2005-2006, tendo finalizado com a média de 18 valores, seguindo-se a Especialização Pastoral em 2008, onde terminou com 17 valores.

Actualmente é docente do CBT na disciplina de Atos dos Apóstolos e na Especialização Pastoral em Evangelização Contextualizada, assim como de outros cursos do Centro de Formação da MCI, pois acredita que pode, com a sua experiência, ensinar e ajudar outros a crescerem e a desenvolverem-se como pessoas, como cristãos e como ministros do Senhor.

“Ter feito o curso de teologia deu-me o rumo para a minha vida ministerial, e obtive um crescimento espiritual que jamais pensei alcançar.” Pr. Anabela Portilho
Eros Abdo Dos Reis
Com formação académica em Engenharia Electrotécnica e experiência profissional em Gestão Industrial, assumiu o cargo de Director de Operações numa multinacional, em Portugal em 1996.

Conheceu Jesus em 1998 e desde 2005 é docente no CBT das disciplinas de Homilética e Hermenêutica Bíblica, tendo como compromisso a melhoria contínua da informação e melhor formação dos alunos. Acumula o cargo de Director de Ensino do Centro de Formação Ministerial da MCI. Cursa atualmente o Bacharelato em Teologia MCI/Fatin.

Assumiu em 2015 a liderança do Ministério de Casais, juntamente com a sua esposa, Vera Reis, tendo as suas três filhas já bem casadas e com netos que o enchem de alegria.

Durante a sua carreira profissional passou por diferentes países e áreas distintas, adquirindo grande capacidade de adaptação em ambientes multiculturais, assim como um forte espírito de equipa e competências de comunicação, características de grande valia na edificação dos seus estudantes.

“O CBT é a grande oportunidade que nos foi dada, aos alunos e professores, de aprendermos sobre o Senhor e seremos abençoados por Ele em todos os momentos durante o curso.” Eng. Eros dos Reis
Jacqueline Silva Rocha Pedroso
Jaqueline é casada, tem 2 filhos e desde 2005, ano em que se converteu, que tem servido a Cristo em diversas áreas. Juntamente com o seu esposo, são os Obreiros responsáveis pela MCI de Pêro-Pinheiro.

Licenciada em Pedagogia e Gestão Empresarial pela Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro, concluiu o CBT em 2008 e graduou-se na Especialização em Louvor e Adoração. Cursa atualmente o Bacharelato em Teologia MCI/Fatin.

É docente no CBT da disciplina de Profetas Maiores desde 2011 e a sua satisfação pode ser expressa pela frase de um ex-aluno: “Dia após dia tenho aprendido que não sei nada sobre Deus, quanto mais leio e estudo, mas Ele se revela. Deve ser por isso que ouvimos tanto que devemos prosseguir em conhecer o Senhor.”

“A importância do CFM para mim é equipar os filhos de Deus, através do conhecimento da palavra para o cumprimento dos propósitos de Deus na vida daqueles que se encontraram com Ele e decidiram cumprir o Ide.” Dra. Jacqueline Pedroso
João Pedro Trindade
Nascido num lar cristão, desde pequeno sempre teve grande interesse em estudar a Bíblia e conhecer mais de Deus. Filho de pastores, confessou publicamente Jesus como Senhor e Salvador aos 7 anos. Quando a mãe frequentava a EETAD (Escola de Ensino Teológico das Assembleias de Deus), lia os livros e fazia os testes em casa, porque queria muito aprender mais e ainda não tinha idade para fazer o curso.

Levita, Líder de Louvor, Líder de Rede de Grupos de Vida de Jovens e Líder de Jovens, João não perdeu a oportunidade de cursar a primeira turma do CBT, incluindo anos posteriores em Especialização Pastoral e Especialização em Louvor e Adoração, com certificado de mérito de melhor aluno. Cursa atualmente o Bacharelato em Teologia MCI/Fatin.

Desde 2012 é docente no CBT nas disciplinas de Livros Poéticos, Profetas Menores e na Especialização Pastoral em Consolidação e Discipulado, assim de outros cursos do Centro de Formação da MCI e está a preparar-se para o ministério pastoral.

Formado em Jornalismo pelo CENJOR (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas), João Pedro desempenha actualmente as funções de Assessor Ministerial, na sede Internacional da MCI, em Portugal.

“Sou um exemplo vivo de um aluno do CFM que amadureceu muito com as aulas dos cursos e mais tarde tornei-me professor no mesmo.” João Pedro Trindade
José Anjo
Juntamente com a esposa Tatiane, José Inácio é Pastor na Missão Cristã Internacional de Odivelas e assistente no CBT de Mem Martins em diversas disciplinas do CBT e Especialização Pastoral, assim como de outros cursos do Centro de Formação da MCI.
Luciano Portilho
Nascido de novo em 1998, na MCI, foi responsável durante 7 anos pelo Ministério de Jovens e Gestor de Operações na MCI Mem Martins, tendo assumido o projecto missionário na margem sul em 2007, na Missão Cristã Internacional de Corroios, onde serve como Pastor Pioneiro. Acumula ainda as funções de Supervisor dos projectos missionários em Angola e Odivelas, Director de Recursos Humanos e Pastor Kletos na Equipa de Governo do Ministério MCI Mundial.

Graduado no Curso Básico Teologia (MCI e Videira); Curso de Capelania (Aliança Evangélica Portuguesa) e Curso de Plantação de Igrejas (Dinamic Church Planting International), o Pr. Luciano Portilho é docente no CBT (Centro Estudo Corroios) nas disciplinas de Profetas Maiores, Evangelhos e Atos dos Apóstolos, e na Especialização Pastoral, nas disciplinas de Louvor e Adoração e Harmonia e Unidade da Igreja, assim como de outros cursos do Centro de Formação da MCI (Curso de Maturidade Cristã e Curso de Vida Profunda).

“O CBT é um curso muito importante. Acredito que cada pessoa deve ser motivada a adquirir conhecimento acerca de Deus e dos seus propósitos para vida da Igreja. A Bíblia ensina-nos que devemos conhecer a verdade: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32). É essa verdade que encontramos neste curso, de forma a sermos uma igreja instrumento de impacto e avivamento.” Pr. Luciano Portilho
Fernando Barbosa
Pastor na Missão Cristã Internacional de Torres Vedras, juntamente com a esposa Pra. Cátia Barbosa, é pai de dois filhos, Miguel e João Barbosa. Atualmente é docente no CBT, assim como de outros cursos do Centro de Formação Ministerial da MCI. Fez parte do ministério “Casados & Felizes” dedicado aos casais da igreja, durante 2 anos. Versículo bíblico favorito: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
Kênia Novais
Kênia Novais é missionária em Portugal desde 1995. Juntamente com o seu esposo, Pr. Sidson, é Co-Fundadora da Missão Cristã Internacional.

A pastora Kênia é graduada do Instituto Bíblico Luz Para Os Povos e Cursa atualmente o Bacharelato em Teologia MCI/Fatin. O seu ministério destaca-se na área pastoral, sendo muito frutífera no discipulado e aconselhamento cristão. Sendo as crianças uma grande paixão sua, é a Pastora do Ministério de Crianças da MCI. É docente no CBT na disciplina de Epístolas Gerais e na Especialização Pastoral, disciplina Ministério com Crianças, assim como de outros cursos do Centro de Formação da MCI.
Rodrigues Pereira
Mestrado em Gestão do Desporto pela Universidade Técnica de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana, Licenciado em Teologia pelo Seminário Teológico Ministerial MEIBAD (Instituto Bíblico das AD em Portugal), e graduado como Melhor Aluno no Curso Básico de Teologia e Especialização Pastoral da MCI, foi presidente de várias associações estudantis universitárias e professor universitário em licenciaturas e mestrados na Faculdade de Motricidade Humana e no Instituto Piaget, em diversas disciplinas relacionadas com a gestão e organização desportiva.

Rodrigues Pereira teve já como experiências ministeriais as responsabilidades de Director da UCB (United Christian Broadcast Portugal), Presidente da Assembleia Geral da Fraternal (órgão da Aliança Evangélica Portuguesa), Secretario da Mesa da Assembleia Geral da Luso-Vida (Associação Cristã) e Responsável pelo GBU (Grupo Bíblico Universitário) na Faculdade de Motricidade Humana.

Actualmente é Pastor na MCI Mem Martins, Pastor Kletos na Equipa de Governo do Ministério MCI Mundial, Director Administrativo do Centro de Formação Ministerial e docente nas disciplinas de Evangelhos e Epístolas Paulinas, tendo ministrado também em anos anteriores Pentateuco e Apocalipse, assim como outros cursos do Centro de Formação da MCI (Curso de Maturidade Cristã, Curso de Vida Profunda e Impacto de Líderes).

Acumula com a esposa Pra. Ana Pereira, as funções de Pastores Supervisores dos projectos missionários de Setúbal, São Tomé e Príncipe, Montes Claros (Brasil) e Londres (Reino Unido). “O Centro de Formação Ministerial marcou o meu futuro na MCI. Aprendi muito com o CBT.” Pr. Rodrigues Pereira
Sandra Cruz Rosa
Sandra foi consagrada ao Senhor pela sua mãe com apenas um ano de idade e veio a conhecer Jesus com 10 anos, tendo servido ministerialmente a Igreja desde 1989, nas áreas de Direcção Musical e Liderança de Ministério de Louvor, Revisão e Edição Literária, Cursos de Inglês, Secretariado e Gestão, Formação e Liderança de Equipas e mais recentemente como docente do CBT na disciplina de Heresiologia e assistente nas cadeiras de Pentateuco e Apocalipse, assim como de outros cursos do CFM e Coordenadora do Centro de Formação On-Line da MCI.

Licenciada em 1994 em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade Nova de Lisboa, serviu em múltiplas conferências cristãs como Tradutora-Intérprete. Foi Secretaria Executiva em multinacionais durante quase uma década. Seguiu-se-lhe a experiência como Editora e Livreira desde 2001 e tem acumulado actividade na revisão e edição de literatura cristã. Foi convidada para Coordenadora de Distribuição Nacional da Sociedade Bíblica de Portugal, entidade com 200 anos de história, onde serviu por 4 anos.

Formou-se em 2011 no Curso Básico de Teologia, com diploma de mérito de melhor aluna com 19 valores, com Especialização Pastoral em 2013, tendo passado dois anos e meio a compilar, rever e aprimorar o Manual do Curso do CBT, actualmente em uso na escola bíblica da MCI. Cursa atualmente o Bacharelato em Teologia MCI/Fatin.

“Esperei 22 anos pela oportunidade de me inscrever numa Escola de Teologia Cristã e aproveitei ao máximo cada minuto do CBT, como uma esponja desejosa de conhecer mais o Senhor. Saí interiormente muito enriquecida, com uma direcção ministerial clara e, dou graças a Deus pela oportunidade de agora servir outros, pois tal enche-me de propósito e alegria!” Dra. Sandra Rosa
Sérgio Portilho
Nascido de novo em 1998, na MCI, passou por todos os ministérios que existiam na Igreja: Ministério de Louvor, Crianças, Assistência, MILC (Ministério de Intercessão Libertação e Cura), sendo actualmente o pastor responsável deste último e acumulando ainda a organização dos retiros Impacto em Portugal. É o Pastor Pioneiro da linha de Cascais, na Missão Cristã Internacional de Caxias e Supervisor do projecto missionário em Pêro Pinheiro.

Tendo passado por todos os cursos da Igreja: CTL (Curso de Treinamento de Líderes), Impacto de Líderes, CFL (Curso de Formação de Líderes), Casados e Felizes e o primeiro curso do CBT em 2004, foi consagrado Diácono durante aquele e, Obreiro, após a sua conclusão.

Actualmente é docente no CBT na cadeira de Disciplinas Espirituais e na Especialização Pastoral, na disciplina de Aconselhamento Cristão, assim como de outros cursos do Centro de Formação da MCI (Curso de Maturidade Cristã e Curso de Vida Profunda).

“Não perdi nenhuma oportunidade para aprender sobre Deus. Aprendi muito com os cursos da MCI, mas o CBT levou-me a um nível muito mais alto de conhecimento da Palavra e também de intimidade com Deus. Não posso deixar de mencionar também a especialização como um passo essencial, para aqueles que pretendem seguir o ministério.” Pr. Sérgio Portilho
Sidson Rodrigues de Novais
Pastor-Presidente e Co-Fundador da Missão Cristã Internacional, a qual tem já presença na Europa, África e Brasil.

Ele e a sua esposa Kênia são missionários em Portugal desde 1995 e têm-se empenhado, juntamente com a sua equipa ministerial, num ousado projecto de implantação de novas igrejas. O seu ministério caracterizase por uma liderança dinâmica e expansiva e um interesse particular pelo ensino e multiplicação de liderança.

É o Fundador e Director Geral do Centro de Formação Ministerial.

"O Centro de Formação Ministerial nasceu de uma visão de facultar ensino bíblico acessível a todos e despertar uma nova geração de líderes, que amam e se entregam à causa do Mestre." Pr. Sidson Novais

HOMEHISTÓRIACURSOSMOODLEDOCENTESCONTACTOSDONATIVOS


CONTACTOS - IGREJAS - MINISTÉRIOS - VISÃO

Copyrights © Missão Cristã Internacional 2015
Site desenvolvido por ©EDG Design
Todos os direitos reservados